HORPÁCS
Primeiro… Todos juntos na Nyugati Pályaudvar, eramos treze e o comboio partiu cedinho. Tinhamos como destino Horpács. Mas até lá, um pouco de comboio e muitas pernas. Começámos por subir até ao castelo de Drégely, segundo a história, foi um dos últimos castelos a ser tomado pelos turcos em 1552 quando estes invadiram a Hungria. Depois descemos até Horpács. Esta pequena vila situa-se a 65 km de Budapeste, já bem perto da Eslováquia, e pertence à região de Nógrád. Os seus cerca de 250 habitantes orgulham-se de estarem ligados a Mikszáth Kálmán. O famoso escritor húngaro viveu grande parte da sua vida em Horpács antes de falecer em 1910. Mikszáth detestava os políticos da sua época, escreveu sobre política em alguns jornais húngaros mas os seus contos eram essencialmente inspirados nas pequenas povoações húngaras. Nós visitámos a sua casa museu (Mikszáth Kálmán Emlékház). O centro de Horpács tem uma casa administrativa, um super-mercado, um café e um pequeno palco nascido numa também pequena praça. As cerca de sete pessoas que davam vida aquele centro sorriam enquanto bebiam cerveja debaixo de um sol pouco saudável. Apesar de não entender nada do que falavam, transmitiram-me simpatia e achei que eles estavam contentes por ali ver tantos jovens, nós. O jardim da quinta que nos serviu de alojamento foi o ponto alto do fim de semana. Num dos seus cantos, o “nosso” jardim era cortado pela gótica igreja católica romana que juntamente com a fogueira e as estrelas formavam o perfeito cenário para uma noite de farra. As cerca de 50 camas que a quinta tinha disponíveis para nós, tornaram-se fúteis quando metade dos seus supostos ocupantes adormeceram no chão do jardim, a olhar para o céu carregado de estrelas. Eu também.
5 comentários:
Assim tb sempre em altas ...
Espero q esteja tudo bem ctg por ai.. pintas e q curtas bastante por ai pois parece-me q tudo esta orientado nesse sentido conhecer novas culturas aprender novas linguas e costumes enfim boa vida e muita realizaçao.
xato né pois tou a ver que nao estas a gostar nada disso... lol fico feliz por estar tudo a correr bem amigo abraços e beijos :)
É bom voltar de férias e encontrar blogues destes por aqui! :)
Espero que te estejas a divertir e para além de tudo a realizar.
Abraço,
Phantas
Ah, e já tenho um link para o teu blogue... eheheheh
Força... e que não te roubem a bicicleta!! :D
Grande histórias deves ter... e ainda agora começou a jornada...
Até breve my friend! Já só falta 1 mês!...
Enviar um comentário