Páginas

quarta-feira, 24 de maio de 2006

PORTUGAL EM BUDAPESTE

SEMANA DE CINEMA PORTUGUÊS EM BUDAPESTE



O Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões em Budapeste apresenta, a partir de hoje, a semana dedicada ao cinema português. Os filmes passam no cinema Örokmozgö de 23 a 31 de Maio. Em agenda está “Esquece tudo o que te disse” de António Ferreira, “André Valente” de Catarinha Ruivo, “Rasganço” de Raquel Freire, “Documento Boxe” de Miguel Clara Vasconcelos, “Lisboetas” de Sérgio Tréfaut, “Alice” de Marco Martins, “Costa dos Murmúrios” de Margarida Cardoso e “Outros Bairros” de Vasco Pimentel, Kiluanje Liberdade e Inês Gonçalves.

O CLP do IC está on-line aqui:
www.clpic-budapest.com

terça-feira, 23 de maio de 2006

O SENTIDO

Sempre que o encontro, acabo por o perder. Gosto quando penso que o encontro, mas não gosto quando ele se vai. O sentido, não sei se alguma vez vem para ficar. Penso algumas vezes que sim, mas outras penso que não. Há vezes em que penso pouco, mas outras em que devia pensar menos. Agora vou para o Leste, mas depois já não sei. Agora acho que faz sentido, por isso vou. Amanhã não sei. Às vezes receio não encontrar o sentido, outras pouco me importa se o encontro. Acho mesmo que não gosto dele. Acho que nunca o vou conseguir realmente entender. Mas vou continuar a tentar perceber onde ele está, ou se existe.

quinta-feira, 18 de maio de 2006

COMING

Hoje é dia 18 de Maio, falta menos de um mês para eu ir. Todos os dias penso em Budapeste. Penso naquilo que fará lá, em tudo o que vou querer fazer. Mas ainda não pensei muito bem naquilo que vou levar na bagagem. Penso às vezes que não devia levar nada, chegar e ser tudo ainda mais novo. Mas outras vezes penso que devo levar muitos cd’s com música, com fotografias, com escritos, penso que também devia levar livros e jornais, mas ainda não sei. Sei que tenho que levar a minha máquina fotográfica, com certeza não vou ter dinheiro para uma nova e quero fazer imagens. Vão ser 12 meses, acho que deveria começar a fazer uma lista, sim. Mas não interessa já aprendi outras coisas e fiz uma lista de algumas:

- Na Hungria, se tiver uma moeda de 1,00 euros troco-a por 244,64 forints.
- Um húngaro que só saiba a sua língua não consegue falar com pessoas de outro qualquer país do mundo.
- Magyarország é como os húngaros escrevem Hungria.
- O meu Auto Route diz-me que se eu fosse por estrada, da Marinha Grande a Budapeste, teria que percorrer 2878 km e diz também que demorava 29 horas e 10 minutos até lá chegar.
- O rio Danúbio divide Peste de Buda, passa ao longo de 10 países e é o segundo mais comprido da Europa.
- A Hungria é parecida com Portugal quanto ao seu número de habitantes.
- Na Hungria, eu digo “Egy Sör” e o barman traz-me uma cerveja.

quinta-feira, 4 de maio de 2006

"SZIGET" DEBAIXO DE OLHO

FESTIVAL VERÃO



Pois é... Em breve estou lá! Resta-me esperar que o cartaz se vá enfeitando. Nada mau para já... Radiohead, dEUS, Franz Ferdinand, Robert Plant, Ministry, Scissor Sisters, Wir Sind Helden, Fear Factory e outros quantos. O Sziget é o mais conceituado festival musical da Hungria e um dos maiores da Europa. Decorre em Budapeste de 9 a 16 de Agosto e é quase certo que me apanham por lá!

Aqui:
www.sziget.hu/festival_english