Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2005

BUDAPESTE DE CHICO BUARQUE

LITERATURA



José Costa é um escritor anónimo pago para produzir artigos de jornal, discursos políticos, cartas de amor, monografias e autobiografias romanceadas que outros assinam. Um dia, regressando de um congresso de escritores anónimos em Istambul, é obrigado a fazer escala forçada em Budapeste. Fascinado pela língua magiar, José Costa retorna à capital húngara, passando a ser Zsoze Kósta, e torna-se amante de Kriska, a sua professora. A obsessão de dominar completamente o novo idioma, leva-o a viver num tresloucado vaivém entre Rio de Janeiro, onde vive com a sua mulher Vanda, e Budapeste, onde passa a viver com Kriska. No Rio de Janeiro, José atinge o cume da sua carreira com o best-seller involuntário, O Ginógrafo, (autobiografia) forjada, do empresário alemão Kasper Krabbe, que aprendeu a escrever o português no corpo nu das mulheres. Em Budapeste acaba por escrever Os Tercetos Secretos em nome de um poeta, Kocsis Ferenc, em franca decadência. Budapeste é a história de um escritor dividido entre duas cidades, duas mulheres, dois livros e duas línguas, uma intrigante e por vezes divertida especulação sobre identidade e autoria.” - Prefácio.

E assim, a vontade é cada vez maior...

terça-feira, 26 de abril de 2005

SZERÉNYI BÉLA & KÓTA JUDIT

MÚSICA TRADICIONAL HÚNGARA

Foi com os temas do álbum “Túl a Tiszán” de Szerényi Béla & Kóta Judit que eu tive o primeiro contacto com a música popular Húngara, desde ai tenho conhecido muitos grupos étnicos Húngaros bastante interessantes. Os ritmos dançantes com melodias bem vincadas caracterizam as sonoridades tradicionais do leste, acho que é isso que tão bem me preenche o ouvido.
Deixo-vos uma música do “Túl a Tiszán” de Béla & Judit, o grupo que mais gosto de ouvir.



Adjon Isten Rózsám (
download)

segunda-feira, 25 de abril de 2005

PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE

O BAIRRO DO CASTELO DE BUDA E AS MARGENS DO DANÚBIO EM BUDAPESTE

Budapeste tem uma das mais impressionantes paisagens urbanas a nível mundial, desde 1987 que estão inscritos na UNESCO o centro histórico e o panorama de ambas as margens do rio Danúbio entre a ponte Margarida e o monte Gellért, o mercado central, a Igreja paroquial da baixa da cidade, a Cidadela e a grande Sinagoga, a colina e o castelo de Buda, o Palácio Real, assim como as alterações nele feitas na dinastia dos Habsburgos, o Bastião dos Pescadores, o Palácio de Sandor e as casas de comércio em Tárnok utca.




O Dánubio e as suas margens... Ao fundo, consegue-se ver as torres Neogóticas do edificio do Parlamento.

sábado, 23 de abril de 2005

UM SONHO REAL

Ontem vagueei por Budapeste, parecia tudo tão real... as ruas, o rio, os bares, as pessoas, a cidade. Entristeceu-me acordar e descobrir que estava no sitio do costume, na minha cama. Nunca antes tinha estado no meu imaginário um lugar real de uma maneira tão intensa como esta... Este sonho despertou-me uma vontade enorme em descobrir Budapeste, as suas gentes, a sua cultura, a sua história... Hoje, bem acordado, escrevo sobre as realidades que tenho conhecido deste magnifico mundo Húngaro... Queiram acompanhar-me!